Ampliação do Silo II da Coopermota está em ritmo acelerado
A Coopermota está ampliando sua capacidade de armazenamento de grãos em 28 mil toneladas e expandindo a atuação em nova Unidade de Negócios
As obras de ampliação da capacidade stática de estocagem da Coopermota está em ritmo acelerado para atender à demanda de grãos a serem armazenados no Vale Paranapanema. Além disso, também concluiu a destinação de investimentos na área de prestação de serviços em mais uma Unidade de Negócios e desde janeiro está atuando também em Presidente Prudente.
No setor de armazenagem, o silo de Palmital teve a sua capacidade de recebimento de grãos ampliada em 12 mil toneladas, equivalente a 200 mil sacas de sessenta quilos a mais de grãos armazenados. Com este aumento, este silo passará a ter uma capacidade de 48 mil toneladas. O espaço físico vem sendo remodelado em Palmital desde o ano passado com a construção de dois silos graneleiros metálicos, cada um com capacidade de seis mil toneladas. Haverá ainda mais um ponto de carregamento para a saída de grãos destinada à comercialização, o que deve contribuir para o escoamento da produção local com maior agilidade.
Já em Cândido Mota, o silo II também passa por mudanças, com as obras tendo sido iniciadas neste ano. Estão sendo construídos quatro silos de quatro mil toneladas, os quais terão o sistema de descarregamento por gravidade em pelo menos metade de sua carga. Com a ampliação em andamento, este silo passará a abrigar 49 mil toneladas de grãos. Até o momento, três deles já estão em andamento.
Conforme o gestor de recepção e armazenagem da Coopermota, Djalma Franco Soares, os silos graneleiros que vêm sendo instalados na cooperativa são dotados de termometria e aeração automatizadas de forma a permitir que haja agilidade para os gestores dos silos buscarem informações precisas sobre as condições dos grãos armazenados, tanto em Cândido Mota como em Palmital, por meio do acesso informatizado deste sistema via wireless.
Outra alteração neste sistema de recebimento de grãos se configura na substituição de uma linha completa de recebimento do silo II, em Cândido Mota, compreendida pelo conjunto de elevadores e fitas, as quais são responsáveis pelo carregamento dos produtos descarregados para dentro do silo. Com esta medida, a capacidade de transferência de grãos passará de 120 para 250 toneladas por hora.
Os atuais investimentos no silo de Cândido Mota estão sendo concluídos com a instalação da estrutura de mais uma balança de 25 metros, com capacidade de 100 toneladas, a qual estará acoplada à caixa de expedição, permitindo que a carga seja pesada e preparada para o transporte de forma mais ágil. Soares afirma que estes incrementos na área de recebimento dos grãos estão todos direcionados à iniciativa de agilizar o serviço de armazenamento da produção, oferecido aos produtores associados, bem como oferecer-lhes melhores condições para a conservação dos grãos depositados na cooperativa. Além disso, haverá ainda o sistema de descarregamento da carga do silo de Cândido Mota por meio da gravidade, o que permitirá reduzir custos com energia elétrica.
Expansão na área de negócios
Entre as expansões da área de serviços da cooperativa, já está em funcionamento em Presidente Prudente, desde janeiro,mais uma Unidade de Negócios da Coopermota, situada na avenida Joaquim Constantino, 2.226, no Jardim São Luiz. A unidade atua no setor agrícola e veterinário, oferecendo produtos como ração para diferentes animais, lubrificantes, ferramentas, suprimentos agropecuários, calçados, defensivos e sementes. Além disso, também oferece assistência técnica para os produtores da região, tanto na área agrícola como também de rações.
A nova Unidade de Negócios, em Presidente Prudente, foi adaptada para o atual padrão de visualização da marca Coopermota para este setor. De acordo com dados do setor de planejamento da cooperativa, o formato de disposição dos produtos e o padrão visual adotado visam proporcionar uma maior integração entre as pessoas atendidas, sem a presença de espaços restritos, para buscar um tratamento igualitário no ambiente de prestação de serviços. Além disso, o espaço foi preparado para reforçar ainda mais a marca Coopermota, com disposições físicas que contribuem para o bem-estar dos produtores e representantes comerciais e ainda proporcionam uma melhor visualização dos produtos disponíveis.