Av. da Saudade, 85 - Cândido Mota/SP

Curso da Coopermota ensina como planejar os negócios

26/09/2013

Curso da Coopermota ensina como planejar os negócios

  • Agência Coopermota

Programa do Instituto Brasileiro de Associativismo destaca o mapa do empreendedorismo

O Plano de Negócios mostrou que os encarregados e gestores das várias unidades da Cooperativa dos Cafeicultores da Média Sorocabana levam jeito de empreendedores. O curso de terça e de quarta-feira, no auditório da Coopermota, não era encarado como se fosse um simples ritual didático. Muito mais do que isso. Além de sugerir diversas metodologias, o programa do professor Emílio Soufen, do Instituto Brasileiro de Associativismo (Ibrass), ajudou a exercitar a criatividade revelada nos projetos elaborados pelos alunos. A coordenação é da psicóloga Raquel de Andrade.

Os diversos grupos bolaram modelos que imitavam planejamentos de verdade. Os líderes de cada bloco explicavam, em detalhes, o passo a passo que conduz à montagem de uma empresa bem sólida, equilibrada e financeiramente rentável. Nem tanto. O representante do Ibrass deixou claro que, apesar de tudo, sempre haverá riscos de percurso. O conselho é que se tenha cautela e que se recorra a situações capazes de se antecipar aos ocasionais contratempos. Um dos fantasmas apontados no relatório são as condições climáticas. Afinal, os personagens ali reunidos imaginaram o cenário agrícola no instante de rascunhar as ideias que testariam os limites da turma.

Ao concluir o encontro, o superintendente comercial da Coopermota, Sandro José Amadeu, elogiou o conteúdo exposto nos trabalhos. No entanto, não iria perder a chance de lembrar que, às vezes, há muita distância entre a teoria e a prática. Ele se referia aos eventuais exageros na hora de se calcular os gastos e de se investir na montagem da estrutura prevista.

Sandro bateu especialmente na tecla dos custos, uma espécie de palavra-chave que mede o tamanho do sucesso ou do fracasso.  A exemplo de Emílio  Soufen, o executivo procurou destacar o envolvimento de todos no simulado. Haverá novos módulos até o final do ano. É possível que os construtores de sonhos incluam outras imagens no crescente mapa da Coopermota.

 


Top