Chuva favorece milho em período de definição produtiva da cultura no Vale
MILHO DE SEGUNDA SAFRA
Se a chuva prevista ainda para esta semana se confirmar, espera-se que a cultura atinja o seu teto produtivo, avaliado entre quatro a cinco quilos por hectare
O final de semana com chuvas aumentou as possibilidades de produção satisfatória para o milho no Vale Paranapanema. Atualmente, 30% das áreas cultivadas com esta cultura estão na fase de pré-penduamento e outras 70% ainda estão na finalização do período vegetativo. A grande maioria das propriedades do Vale foram cultivadas com o milho entre 20 fevereiro e 10 de março.Conforme explica o engenheiro agrônomo da Coopermota, José Roberto Gonçales Massud, a fase que antecede em aproximadamente 15 ao penduamento total das plantas e a quinzena posterior a este período é o momento mais crítico para a definição da produtividade do milho, em que é necessário um balanço hídrico satisfatório, aliado a um clima equilibrado. Ele acrescenta que se a chuva prevista ainda para esta semana se confirmar, espera-se que a cultura atinja o seu teto produtivo, avaliado entre quatro a cinco quilos por hectare, equivalente a cerca de 220 sacas por alqueire.
O milho está suportando o pequeno veranico registrado na região, já que a última precipitação de chuva não se estendeu a algumas áreas como em Florínea. Mesmo sem a chuva deste final de semana a situação continuava favorável ao milho devido às baixas temperaturas noturnas, em que ocorre um sistema de compensação hídrica. O que milho perde de água durante o dia pela evapotranspiração, ele consegue recuperar com a umidade noturna.
Massud avalia que o controle de pragas está excelente. “Tivemos uma dificuldade inicial com o percevejo barriga verde, mas isso já foi controlado”, diz. Ele explica que com esse percevejo, o produtor deve fazer as aplicações rápido e de maneira segura porque os efeitos dele são severos, mas percebidos posteriormente, nas fases seguintes de seu desenvolvimento. A perda pode chegar de 80 a 100 % da produtividade.