Av. da Saudade, 85 - Cândido Mota/SP

Publicado em 10/04/2014

Variedades de sementes de soja é tema de encontro com agrônomos na Coopermota

  • ENCONTRO TÉCNICO
Foram apresentados detalhes sobre a genética e as características de sete cultivares sugeridos para cultivo no Vale Paranapanema
 
Abordagens sobre o posicionamento oficial em relação à genética de tecnologias adotadas em algumas das sementes de soja disponibilizadas aos produtores pela Coopermota no Vale Paranapanema foram apresentadas, na manhã de ontem, aos agrônomos da cooperativa. As informações foram apresentadas durante encontro técnico, realizado no auditório da instituição, em Cândido Mota. Na ocasião, foram citados dados específicos do grupo GDM Seeds, que reúne as marcas Brasmax e Don Mário.
Durante toda a manhã, os profissionais de desenvolvimento e da área comercial do grupo trouxeram detalhes sobre a genética e as características de sete cultivares sugeridos para cultivo no Vale Paranapanema dada a sua indicação de adaptação a regiões de altitude semelhante ao padrão regional onde a Coopermota está inserida. Os materiais apresentados variaram no que se refere ao período de ciclo, época de semeadura, capacidade de adaptação a diferentes realidades climáticas, entre outros fatores que interferem na produtividade. As sementes que tiveram suas especificidades detalhadas na ocasião compuseram parte do roll de cultivares semeados em ensaio no Campo de Difusão da Coopermota, com produções que variaram de 190 a 198 sacas por alqueire, nesta útlima safra.
O agrônomo da Coopermota, Márcio Pecchio, destaca a importância da presença dos representantes da empresa nesta iniciativa para que os agrônomos da cooperativa estejam informados sobre o posicionamento correto tanto das variedades como dos produtos da empresa e façam a indicação de uso aos agricultores sem o receio de cometer erros por desconhecimento das particulares de cada cultivar ou produto. Além disso, destaca que o contato direto com os profissionais do grupo dá mais segurança aos agrônomos e permite que as dúvidas que, porventura surjam, sejam sanadas.
A GDM Seeds é uma empresa argentina que vem intensificando sua atuação no mercado brasileiro, o qual vem sendo considerado prioritário para o grupo. No final do ano instalou sede em Londrina, entre várias outras que já possui em diferentes estados do Brasil, com o investimento recente de R$ 30 milhões para a sua instalação no norte paranaense. No Brasil, a GDM desenvolve variedades de soja e concede licenças às sementeiras para a multiplicação de vendas, tendo ainda a licença para uso das tecnologias RR1 e RR2, da Monsanto.
 

 


Top