Av. da Saudade, 85 - Cândido Mota/SP

Plantio da safrinha está praticamente concluído no Vale Paranapanema

27/03/2014

Plantio da safrinha está praticamente concluído no Vale Paranapanema

  • SAFRA INVERNO
A colheita da soja ainda ocorrem em localizações pontuais da região
 
Desde fevereiro, os produtores do Vale Paranapanema empenham esforços para o plantio do milho safrinha na região. Embora ainda haja algumas localidades em que o plantio ainda está em andamento, até o início desta semana, pelo menos 99% da área a ser cultivada, estimada em 110 mil hectares, já estavam semeados para a cultura de inverno.
O maior volume de entregas de produção da safra de verão aos silos da Coopermota foi registrado até a primeira quinzena de março, porém ainda há algumas localidades em que o recebimento da safra de soja continua sendo realizado, com entregas mais expressivas nos silos de Cândido Mota e Palmital. Conforme dados do departamento técnico da cooperativa, a colheita da soja em Santo Anastácio, por exemplo, ainda pode se estender por mais alguns dias. Contudo, o volume de recebimento desta região não representa mais do que 1% do total de recebimento da cooperativa.
A estimativa é de que até o próximo mês, toda a área de abrangência da cobertura em que o milho foi previsto como cultura de inverno, já estará totalmente semeada. Conforme orientação da Embrapa, o milho safrinha tem recomendação de plantio até o dia 30 de março para a região de Assis e Ourinhos, tendo em vista as previsões de interferências climáticas que podem interferir na produtividade dos grãos.
A definição do período de plantio mais indicado considera a probabilidade de geada nos meses de junho a agosto nesta região, com menores possibilidades em agosto. No entanto, o momento de plantio da safrinha está diretamente ligada a conclusão do ciclo da safra verão. Dessa forma, o planejamento de safra deve levar em consideração as duas culturas, tanto a de verão como a de inverno. Quanto mais tarde for realizada a semeadura do milho safrinha, maior serãos os riscos de perdas por conta de seca ou geada.

Top