Av. da Saudade, 85 - Cândido Mota/SP

Centro de gestão de resíduos sólidos começa a ser implantado na coopermota

17/03/2014

Centro de gestão de resíduos sólidos começa a ser implantado na coopermota

  • PREOCUPAÇÃO SOCIOAMBIENTAL

Uma parceria formalizada entre a Bayer e a Coopermota está viabilizando a implantação do Centro de Resíduos Solidos (Cegres), que será implantado nas dependências da cooperativa, em Cândido Mota. Na manhã desta segunda-feira, integrantes da empresa parceira e da Coopermota realizaram vistorias na área onde o empreendimento será construído.

O coordenador de relacionamento com as cooperativas, da Bayer, José Símaro, explica que, iniciativas como a construção do Cegres, visam estreitar os laços com as cooperativas por meio de ações que resultem em benefícios sociais, ambientais e econômicos. O objetivo é contrubuir para as atividades de interesse da cooperativa e também deixar um legado importante para a localidade onde ela está inserida. “A percepção que queremos trazer é que não somos só fornecedores de defensivos, mas também apoiadores de diferentes negócios”, diz.

Ele cita que, do ponto de vista social, o Cegres irá trazer a possibilidade de abertura de novas vagas de emprego, tendo ainda contribuições no aspecto ambiental, já que o Centro impedirá que os resíduos sólidos tenham destinação inadequada. Finalmente, a criação do Cegres também trará benefícios econômicos, na medida em que os produtos classificados e selecionados forem comercializados. A cooperativa produz cerca de 10 toneladas de resíduos plásticos e duas toneladas de papel por ano. Dessa forma, a preocupação com a destinação de tais produtos é importante para a preservação do ambiente em que a cooperativa está inserida.

O Cegres irá reunir todos os materiais recicláveis que a cooperativa produz em todas as suas unidades, desde materiais como o papel e o plástico, até a peças de grande porte como estruturas metálicas e restos de contrução. Os objetos serão prensados e posteriormente comercializados, ou ainda reutilizados, dependendo de suas características particulares.

Além de estar com a construção do prédio já em andamento, já foram adquiridas lixeiras seletivas, prensa de papel e plástico, picador industrial de papel, equipamentos de movimentação de mercadorias, balança e outros equipamentos necessários para o funcionamento do Cegres. 


Top