Av. da Saudade, 85 - Cândido Mota/SP

Bioativadores do solo e da planta contribuem para aumento de produtividade

14/03/2014

Bioativadores do solo e da planta contribuem para aumento de produtividade

  • CANA-DE-AÇÚCAR
Os efeitos dos bioativadores dos solo na produção da cana-de-açúcar será tema de palestra organizada pela Coopermota e Penergetic. O evento será realizado na Assocana, em Assis, na próxima segunda-feira, dia 17, a partir das 19h. As orientações serão apresentadas pelo coordenador da Penergetic, Humberto Machado, tendo como eixo principal das informações os bioativadores direcionados para ações diretamente no solo e também para as plantas.
Ele explica que dois produtos bioativadores contribuem para o equilíbrio das culturas, como a cana-de-açúcar, por exemplo, sendo um deles direcionado aos microorganismos do solo e outro para a planta, proprieamente dita, na realização da fotossíntese. Entre os organismos que têm a sua atuação favorecida por meio dos bioativadores de solo está a micorriza, fungo que se forma nas raízes e é responsável por até 80% da condução dos sais minerais e da água às plantas
Já os bioativadores da planta auxíliam no fornecimento de energia adicional à planta para que ela consiga realizar mais fotossínteses. Com o estímulo à maior quantidade de realizações de fotossíntese, as plantas obtêm mais folhas e consequente podem também conseguir uma maior produtividade.
Machado afirma que um estudo sobre os efeitos dos bioativadores em produções de cana-de-açúcar foi desenvolvido pela Epamig ( Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais). Nesta pesquisa, o uso do bioativador resultou em um aumentou de 156% na quantidade de micorrizas em atividade no solo e proporciou até 8% a mais de produtividade. 

Top