Av. da Saudade, 85 - Cândido Mota/SP
Os números do agronegócio brasileiro impressionam. O PIB (Produto Interno Bruto) do setor cresceu 14,7% no 1º semestre de 2013, comparativamente a igual período de 2012, segundo aponta o IBGE. Também foi o responsável por impulsionar o crescimento de 1,5% do PIB e deve se firmar, no ano de mais uma safra recorde (186,1 milhões de toneladas de grãos e fibras), como o principal responsável pelo avanço da economia em tempos de inflação, dólar e juros altos.
Apesar dos bons resultados, alguns problemas ainda preocupam quanto à logística, armazenagem, insumos, comércio internacional, importância da sustentabilidade, comunicação, entre outros. Esses temas serão discutidos na II Fórum Nacional de Agronegócios, que reunirá cerca de 300 líderes empresariais e especialistas da área para debater Os Nós do Agronegócio no Brasil, desta sexta-feira (20) até este sábado (21 setembro), no Hotel Royal Palm Plaza Resort, em Campinas, São Paulo.
O encontro, promovido pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, presidido por João Doria Jr., e pelo LIDE Agronegócios, liderado por Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura e Coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas, contará com a presença do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antonio Andrade, e da senadora e presidente da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), Kátia Abreu.
O ex-ministro Roberto Rodrigues reforça a importância do agronegócio para o Brasil. “Basta ver que todos os anos batemos recordes de produção, o que fez o País conquistar destaque no cenário internacional. Mas ainda há muito espaço para investimentos e desenvolvimento. O Fórum é muito importante para essa análise, debater o setor e desenvolver propostas para que ele cresça ainda mais”, explica.
Influentes palestrantes farão parte de um ciclo de cinco painéis. Os expositores confirmados são Maurício Antonio Lopes, presidente da Embrapa, que debaterá “O Nó do Agro Sustentável”; Clodoaldo Hugueney, ex-embaixador do Brasil na China, que falará sobre “O Nó do Comércio Mundial”; Alexandre Mendonça de Barros, sócio-diretor da MB Agro, que abordará “O Nó dos Insumos”; o senador Waldemir Moka, analisará “O Nó da Agenda Legislativa”; e Humberto Pereira, editor-chefe do Globo Rural, sobre “O Nó da Comunicação”.
Para o presidente do LIDE, João Doria Jr., “o agronegócio é o setor de melhor desempenho na economia nacional e que vem crescendo em ritmo acelerado, o que comprova a vocação do País para a produção de alimentos. Porém, mesmo diante deste cenário positivo, os produtores ainda enfrentam alguns desafios. E é isso que vamos colocar em pauta neste encontro, que reúne as figuras mais importantes da agricultura brasileira”, explicou Doria.